Nem de todo equivocada foi a proposta
que tramita no Governo; menos pelo conteúdo, mas talvez pelo caráter, a MP que sugere mudanças no currículo escolar, causou burburinhos, mais que "burrinhos".
No entanto, temo que se submetida a discussão, dificilmente sairá do papel, uma vez a resistência que encontrará especialmente no Lobby do próprio Conselho Federal de Educação Física, cujo interesse está mais para o que arrecada com taxas abusivas de contribuição Sindical, compulsória, do que propriamente, pela defesa em favor da classe.
No entanto, temo que se submetida a discussão, dificilmente sairá do papel, uma vez a resistência que encontrará especialmente no Lobby do próprio Conselho Federal de Educação Física, cujo interesse está mais para o que arrecada com taxas abusivas de contribuição Sindical, compulsória, do que propriamente, pela defesa em favor da classe.
Sou Professor aposentado em
Educação Física, graças à Deus, por
isso mesmo, afirmo com pleno conhecimento de
causa de que sou INTEIRAMENTE FAVORÁVEL à PROPOSTA que DESOBRIGA o aluno do
Ensino Médio à pratica da disciplina e, digo mais: Deveria ser opcional também
no Ensino Fundamental e Básico.
O que não significa necessariamente,
concordar de que as disciplinas, não apenas de educação Física, mas igualmente
de Artes, sejam descartadas do Currículo Escolar: Muito pelo contrário,
considero um erro clássico, no entanto, inadmissível que a grade não ofereça a opção destas disciplinas,tão indispensáveis quanto Matemática, Português e ou.., tamanho seu leque motivacional.
Parece confuso, mas eu explico:
“nunca, jamais, em tempo algum, tive problemas com meus alunos, embora tenha
tido com uns poucos pais e, principalmente, com meus “adoráveis” Diretores,
alguns, adoráveis mesmo, na mais alta acepção do termo. Não que não tenha
exigido altos níveis de desempenho; desafio portanto quem me demova do
contrário, mas sempre, exaustivamente, tentei motiva-los, minimizando o mais possível,
traumas de ordem social ou psíquica, especialmente quando, socialmente
diferenciados, para menos” .
Ora, não precisa ser expert no
assunto para entender basicamente dois componentes importantes à saber:
a) Se a
Atividade Física e ou, Artística tem que fazer BEM pra CUCA, e deve, como entender que
faça algum BEM, sendo OBRIGATÓRIO?
b) Não necessariamente a
obesidade esteja relacionada à falta de Atividade Física, mas comprovadamente,
à falta de Educação Alimentar orientada, já à partir dos primeiros passos na
infância, quanto mais nas “guloseimas” permitidas perniciosamente nas Cantinas
existentes na maioria dos Colégios.
Cabe refletir portanto, na inclusão de Nutricionista para orientar não apenas a
MERENDA, como principalmente, selecionar um cardápio adequado de consumo nas cantinas, ao bel prazer da clientela Escolar.
Para concluir, permito-me
contar um belo relato vivenciado no cotidiano de minha bem sucedida carreira
profissional: “ certa vez, fui arguido por uma linda senhorita, caixa em um
Supermercado, quê, surpreendentemente, dissera conhecer-me; de pronto a inquiri
de onde me conhecia, já que estava recém chegado à acolhedora cidade de
Colorado, Pr. ?
"Ponderou ser minha aluna do
Ensino Médio, cuja revelação muito me surpreendeu ao justificar os motivos
pelos quais DETESTAVA a minha
Disciplina".
Ora, confesso que fiquei meio
que momentaneamente constrangido, uma vez que todos no entorno do caixa,
poderiam ter igualmente a mesma aversão pela matéria: lógico, antes que
dissesse tudo que estivesse pensando, tentei dissimular convidando-a assistir
uma de minhas aulas, no que de pronto foi dizendo não possuir nem mesmo roupa adequada
para praticar, tamanha aversão, justamente porque, em tese, não concordava com essa "obrigatoriedade".
Lógico, disse-lhe para ir mesmo
que fosse de sapatos de saltos; saia ou bermudas, que ainda assim, eu a aceitaria no grupo,
eis que considerava Importante sua presença pelo menos em uma de minhas aulas: Muito
gentilmente agradeceu o convite, ainda que transpirasse detestar a ideia.
Trato feito, na terça feira, ao
tentar recuperar uma bola que se extraviara, para minha grata surpresa lá
estava ela de saia plissê e com os dois saltinhos às mãos me acenando da
arquibancada, como a adentrar à quadra, mesmo que não a autorizasse: ahahaha!
Pasmem, hoje é Professora em Educação Física; leciona e mantém uma das melhores Academias de Ginástica na região.
Pasmem, hoje é Professora em Educação Física; leciona e mantém uma das melhores Academias de Ginástica na região.
Moral da estória: “Se para quem entende meia palavra basta, não custa crer que MOTIVAÇÃO não se faz por OBRIGAÇÃO, mas sim por VOCAÇÃO”
Portanto, sem equívocos, o Ministro de forma alguma se equivocou; no máximo, se precipitou!
4 comentários:
Prova de que o professor faz a diferença. Excelente análise. Um país para galgar o primeiro mundo, passa pela revolução da educação, como fez a Korea do Sul/Japão/China etc, os tais tigres asiáticos, e eu os conheço bem.
Abcs, Rosan.
Valew meu jovem também Professor e Dr.Fisioterapeuta, Rosan, conterrâneo potirendabano:tenho acompanhado diuturnamente teu sucesso enquanto Profissional irretocável, mas principalmente, tenho curtido tuas mensagens as quais refuto igualmente de extrema competência criativa. abçs meu jovem!
Gostei do tema. Mas achei o texto cansativo..
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