segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Sem EQUÍVOCOS, o Ministro NÃO se EQUIVOCOU: No mínimo, se PRECIPITOU!


Nem de todo equivocada foi a proposta que tramita no Governo; menos pelo conteúdo, mas talvez pelo caráter, a MP que sugere mudanças no currículo escolar, causou burburinhos, mais que "burrinhos".
No entanto, temo que se submetida a discussão, dificilmente sairá do papel, uma vez a resistência que encontrará especialmente no Lobby do próprio Conselho Federal de Educação Física, cujo interesse está mais para o que arrecada com taxas abusivas de contribuição Sindical, compulsória, do que propriamente, pela defesa em favor da classe.

Sou Professor aposentado em Educação Física, graças à Deus, por 
isso mesmo, afirmo com pleno conhecimento de causa de que sou INTEIRAMENTE FAVORÁVEL à PROPOSTA que DESOBRIGA o aluno do Ensino Médio à pratica da disciplina e, digo mais: Deveria ser opcional também no Ensino Fundamental e Básico.
O que não significa necessariamente, concordar de que as disciplinas, não apenas de educação Física, mas igualmente de Artes, sejam descartadas do Currículo Escolar: Muito pelo contrário, considero um erro clássico, no entanto, inadmissível que a grade não ofereça a opção destas disciplinas,tão indispensáveis quanto Matemática, Português e ou.., tamanho seu leque motivacional. 

Parece confuso, mas eu explico: “nunca, jamais, em tempo algum, tive problemas com meus alunos, embora tenha tido com uns poucos pais e, principalmente, com meus “adoráveis” Diretores, alguns, adoráveis mesmo, na mais alta acepção do termo. Não que não tenha exigido altos níveis de desempenho; desafio portanto quem me demova do contrário, mas sempre, exaustivamente, tentei motiva-los, minimizando o mais possível, traumas de ordem social ou psíquica, especialmente quando, socialmente diferenciados, para menos” .
Ora, não precisa ser expert no assunto para entender basicamente dois componentes importantes à saber: 
a) Se a Atividade Física e ou, Artística tem que fazer BEM pra CUCA, e deve, como entender que faça algum BEM, sendo OBRIGATÓRIO?
b) Não necessariamente a obesidade esteja relacionada à falta de Atividade Física, mas comprovadamente, à falta de Educação Alimentar orientada, já à partir dos primeiros passos na infância, quanto mais nas “guloseimas” permitidas perniciosamente nas Cantinas existentes na maioria dos Colégios.

Cabe refletir portanto, na inclusão de  Nutricionista para orientar não apenas a MERENDA, como principalmente, selecionar um cardápio adequado de consumo nas cantinas, ao bel prazer da clientela Escolar.

Para concluir, permito-me contar um belo relato vivenciado no cotidiano de minha bem sucedida carreira profissional: “ certa vez, fui arguido por uma linda senhorita, caixa em um Supermercado, quê, surpreendentemente, dissera conhecer-me; de pronto a inquiri de onde me conhecia, já que estava recém chegado à acolhedora cidade de Colorado, Pr. ?

"Ponderou ser minha aluna do Ensino Médio, cuja revelação muito me surpreendeu ao justificar os motivos pelos quais  DETESTAVA a minha Disciplina".

Ora, confesso que fiquei meio que momentaneamente constrangido, uma vez que todos no entorno do caixa, poderiam ter igualmente a mesma aversão pela matéria: lógico, antes que dissesse tudo que estivesse pensando, tentei dissimular convidando-a assistir uma de minhas aulas, no que de pronto foi dizendo não possuir nem mesmo roupa adequada para praticar, tamanha aversão, justamente porque, em tese, não concordava com essa "obrigatoriedade".

Lógico, disse-lhe para ir mesmo que fosse de sapatos de saltos; saia ou bermudas, que ainda assim, eu a aceitaria no grupo, eis que considerava Importante sua presença pelo menos em uma de minhas aulas: Muito gentilmente agradeceu o convite, ainda que transpirasse detestar a ideia.
Trato feito, na terça feira, ao tentar recuperar uma bola que se extraviara, para minha grata surpresa lá estava ela de saia plissê e com os dois saltinhos às mãos me acenando da arquibancada, como a adentrar à quadra, mesmo que não a autorizasse: ahahaha!
Pasmem, hoje é Professora em Educação Física; leciona e mantém uma das melhores Academias de Ginástica na região.

Moral da estória: “Se para quem entende meia palavra basta, não custa crer que MOTIVAÇÃO não se faz por OBRIGAÇÃO, mas sim por VOCAÇÃO” 
Portanto, sem equívocos, o Ministro de forma alguma se equivocou; no máximo, se precipitou!


4 comentários:

Anônimo disse...

Prova de que o professor faz a diferença. Excelente análise. Um país para galgar o primeiro mundo, passa pela revolução da educação, como fez a Korea do Sul/Japão/China etc, os tais tigres asiáticos, e eu os conheço bem.
Abcs, Rosan.

Osvaldo Quesada Campos disse...

Valew meu jovem também Professor e Dr.Fisioterapeuta, Rosan, conterrâneo potirendabano:tenho acompanhado diuturnamente teu sucesso enquanto Profissional irretocável, mas principalmente, tenho curtido tuas mensagens as quais refuto igualmente de extrema competência criativa. abçs meu jovem!

Ju Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ju Martins disse...

Gostei do tema. Mas achei o texto cansativo..